top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Aima

Dermatite atópica – uma doença crônica que pode ser tratada


Dermatite atópica

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta sob a forma de eczema. O eczema é caracterizado por uma área da pele avermelhada mal delimitada, podendo ser acompanhada por inchaço e pequenas bolinhas com líquido (vesículas) no estágio agudo e, no estágio crônico, por placa vermelha bem definida, descamativa, com crostas e com grau variável de liquenificação (pele endurecida, grossa e seca, com linhas mais evidentes).


Pode estar presente em todas as fases da vida, apesar de o início ser mais comum em crianças, e os pacientes afetados apresentam, em geral, antecedente pessoal ou familiar de asma, rinite e/ou conjuntivite alérgica.


Os pacientes com DA compartilham as características de pele seca e com muita coceira. Em alguns pacientes, o prurido (coceira) é constante e incontrolável, sendo um dos fatores responsáveis pela diminuição da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.


O tratamento básico consiste principalmente na hidratação da pele com cremes hidratantes sem perfume, sem cor e hipoalergênicos! Hidratação é o pilar número 1 e deve ser realizado por todos os pacientes com a doença, sendo a escolha do creme hidratante dependente de alguns fatores e indicada durante a consulta. Casos mais graves podem demandar uso de medicações tópicas, orais ou até mesmo injetáveis. O importante é saber que o tratamento existe, é individual e é efetivo.


Conheça a seguir algumas características próprias de cada faixa etária da dermatite atópica:


Fase infantil

Até o sexto mês de vida, as lesões se localizam na face e poupam a parte central do rosto. Outros locais como face extensora dos membros (cotovelos e joelhos) e o tronco podem ser acometidos. Os surtos de piora do eczema podem ser desencadeados por infecções respiratórias, alteraçoes climáticas, fatores emocionais e alimentos.

Entre os 8 e 10 meses de idade, as lesões acometem mais as regiões extensoras dos membros, provavelmente pela fricção ocasionada pelo ato de engatinhar ou mesmo se arrastar no chão.


Fase pré-puberal (dos 2 anos até a puberdade)

As lesões localizam-se principalmente nas regiões de dobra dos joelhos e dos cotovelos, pescoço, pulsos e tornozelos. O prurido está sempre presente e pode ser de difícil controle. É importante salientar que 60% dos pacientes apresentam melhora importante ou controle nesta fase da doença.


Fase adulta

É semelhante à fase pré-puberal, mas as lesões são mais liquenificadas (pele endurecida, grossa, com as linhas mais evidentes e seca), principalmente em regiões de dobras e nas mãos. A face também é uma região frequentemente acometida nesta faixa etária. Lesões localizadas nos mamilos podem ocorrer nas mulheres.


Se você ou seu filho apresentam lesões de pele que coçam, não deixe de passar por uma consulta médica. Na clínica AIMA, contamos com uma equipe multidisciplinar para tratamento da dermatite atópica, com uma médica Imunologista e uma médica Dermatologista.


Fontes:

Guia prático de atualização em dermatite atópica - Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria . Arq Asma. Alerg Imunol. 2017;1(2):131


Belda Junior W, Chiacchio N di, Criado PR. Tratado de dermatologia. 3ª edição. Capítulo 12: Dermatite atópica. 2018; 229:279.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page