O sangue é um tecido que circula pelo corpo, composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos por causa do seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. Elas têm o objetivo de transportar oxigênio a todas as células do corpo.
Os leucócitos fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em caso de infecções, para que destruam os microrganismos que nos infectam.
As plaquetas são pequenas partículas que agem na primeira etapa da coagulação do sangue, impedindo sangramentos espontâneos ou tratando sangramentos dos traumas do dia-a-dia.
O plasma é a parte líquida do sangue, composto por água, proteínas e sais minerais. Através dele circulam os anticorpos, hormônios e fatores de coagulação. Esses fatores têm como objetivo controlar os sangramentos.
O sangue para fins de tratamento deve ser doado por uma pessoa, pois não há substituto comercial do sangue. O doador obrigatoriamente é voluntário, e passará por uma consulta médica no local da doação, na qual será avaliada sua condição física. Em seguida, passará por uma avaliação hematológica na qual será medida a quantidade de hemoglobina ou hematócrito que ele possui. Através dessas avaliações, excluem-se os doadores que não tem condições de doar, protegendo-os de algum prejuízo para sua saúde.
Doar sangue é seguro e rapidamente o organismo reconstitui o sangue retirado.
Nos doadores aptos, a coleta do sangue é rápida e confortável, com duração máxima de 15 minuto. Finalizando o processo de doação, inicia-se um grande trabalho realizado nos bancos de sangue para manter a qualidade e a estabilidade desse tecido até o uso no paciente.
O sangue total é processado e separado em componentes sanguíneos. Cada doação resulta em: 1 concentrado de hemácias, 1 concentrado de plaquetas, 1 plasma ou 1 crioprecipitado, podendo ser utilizado em até 3 pessoas.
A transfusão de hemocomponente é muito utilizada no tratamento de pacientes com doenças oncológicas, hematológicas, nos pacientes que necessitam de realizar cirurgias, transplantes de órgãos ou que sofreram traumas, sendo necessários manter os estoques das agências transfusionais dos hospitais abastecidos em todas as épocas do ano.
Seja um doador!
Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas possui vários postos de coletas, sendo possível realizar o agendamento através do link: https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue.
No site, você pode escolher a unidade mais próxima de sua residência e avaliar os requisitos necessários para uma doação, como: uso de medicamentos proibitivos, tempo de inaptidão após cirurgias, tatuagens e vacinas.
A doação é um ato de amor.
Um forte abraço.
Equipe da Clínica AIMA.
Comments