Cardiologia
A cardiologia atua ativamente na prevenção de desenvolvimento e identificação precoce de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Através de uma avaliação individualizada, é possível traçar o perfil de risco de cada paciente, permitindo assim o desenvolvimento de metas terapêuticas para controle de comorbidades relacionadas às doenças do coração.
Atualmente, as Doenças Cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte do Brasil e do mundo.
Os principais fatores de risco para desenvolvimento dessas patologias são, geralmente, silenciosos. São exemplos: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, obesidade, privação do sono, estresse e sedentarismo.
A cardiologia atua de forma ativa na prevenção do desenvolvimento destes fatores de risco.
Atua ainda, na sua identificação precoce possibilitando, de forma estratégica e individualizada, que sejam traçadas metas terapêuticas para que haja controle dessas comorbidades, evitando assim, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
No caso de pacientes já acometidos por alguma doença relacionada ao sistema cardiovascular, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, valvopatias e embolias, o papel da Cardiologia se torna ainda mais essencial. O controle rigoroso de comorbidades reduz a chance de recorrência de eventos, complicações cardiovasculares e de re-internações.