nefrologia_Prancheta 1.jpg

Nefrologia

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar:

•    Prevenção de doenças renais;
•    Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
•    Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
•    Diagnóstico e tratamento de nefrites;
•    Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
•    Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
•    Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
•    Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
•    Hemodiálise;
•    Diálise peritoneal;
•    Transplante renal

Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina.

Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.

É fundamental que se conheça os fatores de riscos da Doença Renal. Evitar ou tratar esses fatores é a única forma de prevenção. Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas e outros fatores também podem comprometer a função renal.

Cuidar da saúde global ajuda a proteger a saúde do rim.