Ansiedade e o Transtorno de Ansiedade
- Equipe Aima
- 11 de ago.
- 2 min de leitura

Escrito por: Dr. Jáder Freitas. CRM-MG 65.061 A ansiedade é uma emoção natural do ser humano. Trata-se de um mecanismo da psique que é ativado quando precisamos nos preocupar com algo que requer maior atenção: um perigo iminente, algum compromisso importante ou mesmo com algo que nos é prazeroso.
É natural, portanto, que se fique ansioso quando algo importante se aproxima: provas, viagens, entrevistas de emprego, partidas esportivas. Durante períodos de ansiedade podem haver sintomas leves como: vazio no estômago, palpitação, distúrbio de sono.
No entanto, algumas pessoas manifestam uma resposta exagerada, mesmo a estímulos que não deveriam gerar ansiedade, passando a apresentar uma infinidade de sintomas, como: dificuldade para relaxar, desconforto mental, irritabilidade, insônia, sensação de que “tudo vai dar errado”, dor abdominal, dor de cabeça, dor no peito, dormência nas mãos e pés, angústia, vontade de chorar, falta de ar importante. Nessas pessoas os sintomas podem durar horas, dias, semanas, meses ou até anos, se o quadro não for tratado.
A esse estado, chamamos de Transtorno de Ansiedade Generalizado, um quadro que pode prejudicar sobremaneira a convivência com as pessoas, a imaginação, a criatividade, o bom senso, a saúde e o bem estar.
É muito difícil compreender as causas que geram um transtorno de ansiedade, pois envolve desde tendências biológicas até a forma de criação na infância, os traumas, a espiritualidade, o trabalho e demais responsabilidades assumidas, processos sociais e políticos, manipulações do mercado e do modismo, vícios, a formação e organização dos pensamentos, o consumo de substâncias, etc. É por isso que somente profissionais de saúde estão habilitados para fazer o diagnóstico e tratar o problema.
Fazer exercícios físicos e procurar modificar positivamente os fatores estressores é muito importante, porém também é muito importante aprender a desenvolver mentalidades e formas de interpretar o mundo e as próprias expectativas de uma maneira mais justa, simples, bondosa, verdadeira, natural e harmoniosa.
Comments