Você sabe qual é a relação entre a hematologia e a saúde da gestante? Confira o artigo abaixo agora para saber tudo sobre o assunto!
Dito isso, podemos entrar em uma parte desse assunto que é super importante: a relação entre o Hematologista e a Gravidez!
Como a gente bem sabe, a gestação induz uma série de mudanças no corpo da mulher e que podem, direta ou indiretamente, produzir alterações hematológicas.
Algumas delas são apenas adaptações fisiológicas do organismo materno à gestação e não precisam de intervenção, apenas observação. Outras são condições patológicas que requerem investigação, acompanhamento e tratamento.
A Anemia é um exemplo disso.
Ela é a alteração hematológica mais frequente, afetando até 50% das grávidas, podendo afetar negativamente a gestação.
Em segundo lugar, observamos queda na contagem de plaquetas. Estima-se que cerca de 10% das mulheres no terceiro trimestre da gestação tenham queda de plaquetas abaixo dos valores de referência.
Doenças hemorrágicas congênitas ou adquiridas podem necessitar de monitorização dos parâmetros da coagulação para prevenir hemorragias no parto e puerpério.
Alterações na coagulação e circulação do sangue fazem com que risco de trombose aumente de 3 a 4 vezes durante a gestação e ainda mais nas primeiras 6 semanas após o parto.
Assim, estratégias de prevenção para mulheres com fatores de risco para trombose, assim como a detecção e tratamento rápido da trombose na gestação e puerpério são essenciais para evitar complicações e mortalidade materna.
E ainda, perdas gestacionais precoces ou tardias podem estar relacionadas a uma trombofilia adquirida conhecida como a SAAF.
Logo, fica a pergunta: qual o papel do médico Hematologista no cuidado da gestante?
Em resumo, investigar e determinar a causa das alterações hematológicas, ajudar a estimar o risco para a mãe e para o bebê e atuar no acompanhamento (e tratamento, caso necessário).
Ou seja, o médico Hematologista pode ser um grande aliado para a saúde da grávida.
Por isso, futura mãe, conte com a gente para cuidar de você — de corpo e alma.
Visite-nos na Clínica AIMA!
E então, compreendeu a relação entre hematologia e gravidez? Já sabia sobre a atuação deste profissional? Então comenta aqui no nosso blog se você já sabia, ou se ainda tem dúvidas sobre o tema. Compartilhe também com quem você acredita que gostaria de saber mais a respeito.
Um grande abraço e até já. Com alma, AIMA.
Minha nora já perdeu 3 bebês , está grávida de novo o médico pediu que ela procurasse um hematologista, não sabemos o que fazer , se for caso de acompanhante particular, não vamos ter condições 😭