Bactérias na urina e nenhum sintoma: devo me preocupar?
- Equipe Aima
- 4 de jul.
- 2 min de leitura

Embora a bexiga seja um ambiente estéril (sem microrganismos), não é raro encontrarmos exames de urina com a presença de bactérias. Na maioria das vezes isso decorre da coleta inadequada da urina, quando deixamos que a pele entre em contato com o frasco ou não realizamos a higiene adequada de forma que as bactérias da pele se misturam na urina colhida. No entanto, em algumas situações, mesmo realizando a coleta de maneira adequada, são encontradas bactérias na urina.
Quando há bactérias na urina e existem sintomas podemos estar diante de infecção urinária. Os principais sintomas são: dor ao urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e polaciúria (urinar pouca quantidade várias vezes ao dia). Contudo se não houverem sintomas chamamos de bacteriúria assintomática. A bacteriúria assintomática se diferencia da infecção urinária porque não deve ser tratada com antibióticos, exceto em gestantes e em pessoas que vão realizar procedimentos cirúrgicos no aparelho urinário. Também não é necessário coletar outros exames de urina posteriormente para saber se as bactérias foram eliminadas.
Trata-se de condição benigna em que algumas bactérias conseguem colonizar a bexiga. Em pouco tempo o fluxo urinário e o sistema imunológico são capazes de eliminar naturalmente estas bactérias. O uso de antibiótico aumenta a chance de se ter problemas como infecção subsequente (pelo desequilíbrio da microbiota natural do organismo) ou o desenvolvimento de resistência bacteriana aos antibióticos – gerando bactérias mais letais. Isso sem falar nos efeitos colaterais dos antibióticos.
Evite colher exames de urina na ausência de sintomas ou outras condições clínicas. Converse com os profissionais de saúde. Os exames de urina não fazem parte do check-up de pessoas saudáveis. Sobretudo em quem usa fraldas ou sondas urinarias, é muito frequente a bacteriúria assintomática.
Comments