A saúde pode ser entendida como um estado de bem-estar físico, psíquico, sociofamiliar e espiritual. É harmonia. Ocorre quando cada parte do organismo, incluindo a mente e as emoções, estão desempenhando a sua função de forma justa e estável. Isso contribui para que o ser humano possa ser feliz e ser útil àqueles que o rodeiam e ao mundo.
É fácil entender quando algo não vai bem do ponto de vista físico, já que ocorrem incômodos físicos. Muitas vezes, também é fácil verificar anormalidades no sangue e secreções corporais, por meio dos exames laboratoriais. Na vida social e familiar também ficam bastante evidentes os problemas. Entretanto, quando se trata da saúde mental e emocional, essa percepção não é tão simples, uma vez que esses problemas ocorrem no “mundo interior”, na psique do indivíduo e podem ficar ali mascarados.
Uma psique equilibrada é capaz de sentir alegria e prazer diante de situações agradáveis e também se entristece diante de acontecimentos desagradáveis. Ela é capaz de fomentar um comportamento calmo ou mais incisivo, dependendo da necessidade da situação vivida. Proporciona, ainda, uma saudável ansiedade que leva à prudência na realização das importantes tarefas da vida e uma estabilidade de ânimo. No entanto, quando a psique (mente e emoções) não se encontra saudável, pode ocorrer o oposto.
Pode-se sentir tristeza ou indiferença diante de situações anteriormente prazerosas. Pode haver desânimo, desesperança, com incapacidade de tomar as atitudes necessárias diante dos problemas da vida, pode ocorrer um estado crônico de irritabilidade ou de ansiedade exagerada, permeada por medo e crises de angústia. Além disso, diante de desequilíbrios da saúde mental e emocional pode ocorrer insônia, alteração do apetite e peso (para mais ou para menos), dores de cabeça, dores no peito, dores musculares, sensação de “formigamento” ou “dormência” das mãos ou dos pés, alteração da pressão arterial e da glicemia, entre outros sintomas corporais.
É essencial que cada ser humano vigie a sua mente e as suas emoções, buscando se conhecer e se compreender melhor, desatando os nós interiores que tenham sido criados em algum momento. O apoio médico, psicológico, familiar e espiritual é de grande valor diante de quadros que não se resolvem espontaneamente após algumas semanas.
Comentarios