Os exames chamados de “Triagem Neonatal” são um conjunto de exames que identificam precocemente uma série de doenças genéticas e do metabolismo que acometem os bebês desde o nascimento.
Essas doenças, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde da criança.
Mas quando diagnosticadas precocemente, o acompanhamento médico e o tratamento adequado, diminuem a chance de desenvolverem complicações relacionadas a essas doenças e proporcionam melhor qualidade de vida.
O teste de triagem neonatal mais conhecido e realizado é o Teste do Pezinho, que é feito com uma gota de sangue colhida do calcanhar do bebê.
Atualmente, 6 doenças são pesquisadas no Teste do Pezinho oferecido pelo SUS: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Em 2021 foi sancionado um Projeto de Lei, no SUS, que prevê a ampliação para 50 as doenças pesquisadas, em um processo de implementação gradual.
Mas existem disponíveis 2 opções de exame que representam uma “evolução” do Teste do Pezinho.
Teste do Pezinho Ampliado: feito também com sangue do calcanhar do bebê, detecta dezenas (mais de 30) dessas doenças.
Teste da Bochechinha: é complementar e aprimora o teste do pezinho, uma vez que pesquisa uma gama maior de doenças. São mais de 300 doenças analisadas: deficiências do metabolismo, doenças esqueléticas, hepáticas, gastrointestinais, neurológicas, renais, hematológicas, imunológicas, pulmonares e outras.
É feito por análise de DNA das células colhidas por meio de um esfregaço da bochecha do bebê. Simples e indolor, a coleta desse esfregaço é realizada utilizando um cotonete. Ele pode ser realizado desde o primeiro dia de vida até um ano de idade, sendo o melhor momento no primeiro mês de vida.
A análise de DNA dessas células permite identificar precocemente o risco de o recém-nascido desenvolver doenças não triadas pelo Teste do Pezinho, antes de quaisquer sinais e sintomas surgirem.
Como essas doenças não apresentam sintomas no nascimento, é importante e necessário que todas as crianças recém-nascidas sejam submetidas à triagem neonatal.
A Clínica AIMA oferece para o seu bebê o teste da bochechinha, em parceria com o Laboratório Mendelics, com qualidade e confiança.
Para saber mais, entre em contato conosco.
Comentários