top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Aima

Estou com ferritina alta. Como isso interfere na minha saúde?


Mãos de enfermeira coletando sangue

A medida da ferritina é um dos exames mais frequentemente solicitados na rotina dos consultórios. A ferritina é uma proteína que tem a função de estocar ferro dentro das células.


O corpo humano não tem vias de eliminação do ferro em excesso. Apenas uma pequena parte do estoque de ferro é perdido com a descamação das células da pele e também no tubo digestivo. Então todo o ferro absorvido em excesso tende a ficar acumulado no organismo.


A hemocromatose é uma doença que ocorre quando há uma absorção (e consequente acúmulo) de ferro em excesso, o que pode danificar os órgãos onde ele se acumula. O aumento da ferritina é muito comum, mas na maioria dos indivíduos ela ocorre não por causa da hemocromatose, mas por outros motivos. E que outros motivos?


Vou te dar alguns exemplos de outras situações que fazem a ferritina aumentar: diabetes, obesidade, câncer, hepatites, consumo diário de álcool e doença hepática causada por álcool. E por que isso acontece? Porque a ferritina sobe em situações em que não há excesso de ferro no organismo?


Porque a ferritina é o que chamamos em medicina de “proteína de fase aguda”, ou seja, ela se altera sempre que há alguma inflamação no nosso organismo. Então o aumento da ferritina pode ocorrer em decorrência de uma variedade de situações, como infecções, inflamações agudas e crônicas e outras doenças benignas ou malignas.


Assim, podemos dizer que quando a ferritina está alta, isso não indica com muita confiabilidade que há aumento do estoque de ferro. E por isso que sempre que os exames indicam um aumento da ferritina, há necessidade de avaliação com médico especialista para que ele possa investigar apropriadamente a verdadeira causa desse aumento e determinar se o diagnóstico do paciente é ou não de hemocromatose.


E como é o tratamento da ferritina alta?


Nos casos aonde o aumento da ferritina significa um real acúmulo de ferro no organismo (hemocromatose), indica-se um procedimento chamado sangria terapêutica. O procedimento de sangria é bastante simples e muito seguro: através da punção de uma veia no braço, um volume de 400 a 500ml de sangue é retirado e descartado, já que não pode ser utilizado para doação. O número total de sangrias e o intervalo entre elas é definido pelo médico e varia conforme o paciente e sua necessidade.


Já nos casos em que o aumento da ferritina não está relacionado a um aumento da quantidade de ferro no organismo (como nas hepatites, câncer, diabetes, obesidade e outras condições em que há infecção ou inflamação no corpo), deve-se identificar e tratar a doença de base. Quando a doença que está causando aumento da ferritina estiver sendo tratada e controlada, a ferritina irá baixar. Nessas situações não realizamos sangrias porque não há um real acúmulo de ferro no organismo.


E você? Está com ferritina alta com conhece alguém com esse problema? Comente aqui em nosso blog. Vamos conversar sobre esse assunto ou falar da sua experiência com ele. Compartilhe também com quem você acredita que gostaria de saber mais a respeito.


Um grande abraço e até já. Com alma, AIMA.

10.575 visualizações3 comentários

3 Comments


lucas leonardo
lucas leonardo
há 5 dias

Meu pai está com a ferritina a mais de 7mil, qual médico ou especialista devo procurar ?

Edited
Like

manoel.ferreira2857
há 6 dias

Estou com ferritina a 570 e o ferro tá normal. O que faço. Estou emagrecendo muito.

Like

silvapinheiros
Aug 06

Maminha ferre Tina da última vez que fiz exame estava mais de 800 , já chegou até 1000

Like
bottom of page