A embolia pulmonar é um diagnóstico que nos assusta, não é mesmo? Ainda mais após a pandemia, quando passamos a falar muito sobre trombose e embolia pulmonar, já que a infecção pelo novo coronavírus aumenta o risco de ocorrerem esses eventos.
A embolia pulmonar afeta cerca de 350.000 pessoas por ano e causa até 85.000 mortes por ano.
Mas afinal, o que é a embolia pulmonar?
A trombose é a formação de um coágulo de sangue (chamado trombo) dentro de um vaso sanguíneo. Uma fez formado, o coágulo pode reduzir ou bloquear o fluxo normal de sangue dentro daquele vaso. E pode também se partir ou se desprender do vaso sanguíneo e viajar pela circulação até chegar a um outro órgão. É esse coágulo ou trombo que, quando viaja pela circulação, chamamos de “êmbolo”.
Quando o êmbolo chega e obstrui um ou mais vasos nos pulmões, chamamos esse evento de “embolia pulmonar” ou “tromboembolismo pulmonar” ou simplesmente “TEP”. A maioria das embolias pulmonares se origina de trombos das veias das pernas ou pelve (ou seja, é uma complicação da trombose venosa profunda).
E o que ela causa no nosso organismo?
A embolia pode causar dano em parte dos pulmões, já que a circulação de sangue nos tecidos pulmonares fica prejudicada. Esse dano pode levar a um quadro chamado hipertensão pulmonar (que é quando a pressão do sangue fica aumentada dentro dos pulmões) por causa da dificuldade do sangue em circular pelos vasos obstruídos.
Pode levar a redução nos níveis de oxigênio no sangue e danos em outros órgãos do corpo por causa da falta de oxigênio. Pode também provocar alterações do funcionamento cardíaco, já que o coração se esforça em tentar bombear sangue para os pulmões e não consegue por causa da obstrução da circulação pulmonar.
Se o trombo é grande ou se são vários trombos, ele pode levar até mesmo ao óbito. Por isso, o TEP é uma condição grave e que requer atendimento médico imediato. Alguns dos sinais e sintomas que a embolia pulmonar pode causar são:
· falta de ar ou sensação de “fôlego curto”
· aceleração dos batimentos cardíacos
· dor no peito
· tosse seca ou sangue
O diagnóstico precoce e pronto início do tratamento favorecem uma melhor recuperação do quadro, reduzindo as chances de complicações graves e de óbito.
Por isso precisamos espalhar conhecimento sobre a trombose e embolia pulmonar. O conhecimento sobre essas doenças pode salvar vidas. Compartilhe esse artigo com mais pessoas e, é claro, comente aqui em nosso blog. Vamos conversar sobre esse assunto ou falar da sua experiência com a doença.
Com alma, AIMA.
Comments